ACB Mirim

A Mala de Herança é uma iniciativa da brasileira Andrea Menescal, a partir de janeiro de 2012, na cidade de Munique/Alemanha, com o objetivo de ensinar a língua portuguesa como língua de herança, buscando o fortalecimento das raízes brasileiras e a transmissão da cultura vinculada a esse idioma.

 

Essa iniciativa foi se expandindo por diversos países que contam com brasileiros interessados em manter vínculos afetivos com a cultura brasileira, através da língua portuguesa, com ramificações na Áustria, Eslováquia, Irlanda, Reino Unido, Turquia, Dubai, Estados Unidos. Na Itália, existem 15 iniciativas com propósito equivalente ao da Mala de Herança.

Essas iniciativas não seguem uma receita padrão, pois o sucesso do projeto depende do interesse das famílias, das pessoas que lideram esse processo, dentre outros aspetos que, necessariamente, tornam cada experiência muito peculiar. De um modo geral, todos eles incentivam a leitura como meio para o fortalecimento e expansão do vocabulário na língua portuguesa de crianças e jovens que estão crescendo fora do Brasil, para que elas possam dominar o idioma de maneira abrangente e se expressar com desenvoltura, conhecendo a cultura e se identificando com costumes e vivências do Brasil.

 

Tudo isso tem resultado em importantes avanços, dentre os quais, pode ser citada a definição do Dia do Português, comemorado em16 de maio, como língua de herança. Vale ressaltar que nesse mesmo ano, no mês de junho, foi criada a ACB (Associazione Comunità Brasiliana) “Raízes do Brasil” FVG, entidade que está apresentado o presente projeto.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O

“1º PRÊMIO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ACB MIRIM – VÍDEO”

REGULAMENTO

 

Em razão do momento em que estamos passando, a inscrição e a seleção dos premiados ocorrerão pela Internet.

1. A Associazione Comunità Brasliliana/ACB Raízes do Brasil, com sede na cidade de Trieste/Itália, está recebendo as inscrições para o “1º PRÊMIO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ACB MIRIM – VÍDEO” até o dia 30 de setembro de 2020.

2. O Prêmio tem por objetivo dar oportunidade de expressão, em língua portuguesa, às crianças de origem brasileira que moram na Região Fruili Venezia Giulia/Itália e na Eslovênia.

3. O conteúdo do vídeo se baseia na leitura de texto de autores brasileiros, em verso ou prosa, selecionados pelo próprio participante deste concurso, que tenha relação com o estado ou município de origem da sua família brasileira.

 

4. Poderão se inscrever, gratuitamente, crianças que completarão 14 anos até o dia 10 de setembro deste ano.

5. O vídeo terá a duração máxima de 3 minutos.

 

6. Os vídeos serão recebidos pela ACB, pelo e-mail acbmirim@gmail.com, juntamente com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada por um dos pais do menor.

 

7. A ficha de inscrição poderá ser acessada, diretamente pelo interessado, no site da ACB-Raízes do Brasil  www.acbraizesdobrasil.com, ou solicitada pelo e-mail acbraizesdobrasil@gmail.com

 

8. Não serão recebidos vídeos fora do prazo, bem como serão desclassificados os vídeos que não se enquadrarem nas exigências citadas no presente regulamento.

 

9. Serão vencedores os três participantes que receberem a maior quantidade de like, na página da Associazione Comunità Brasiliana – Raízes do Brasil www.acbraizesdobrasil.com/, durante o período de 01 de outubro a 15 de outubro deste ano, até as 20 horas.

10. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de outubro do corrente ano, na página do Facebook do Projeto Mala de Herança ACB Mirim.

11. Aos três vencedores do 1º PRÊMIO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ACB MIRIM – VÍDEO”, serão conferidos os seguintes prêmios:

1º lugar: 50 euros;

2º e 3º lugares: um livro de literatura infantil, em língua portuguesa.

 

12. O evento de premiação será no dia 17 de outubro de 2020 (sábado), em local a ser definido e informado, oportunamente.

13. A simples inscrição implica na total aceitação do presente regulamento.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone +39 339 260 7869 ou pelos e-mails acbraizesdobrasil@gmail.com  ou acbmirim@gmail.com

Judith Moura de Oliveira, Consul Honorária do Brasil, em Trieste, e Conselheira no Consulado Geral do Brasil em Milão; Presidente honorária e fundadora da ACB, lança oficialmente o Projeto ACB Mirim.

Maria Gravina Ogata - geógrafa, advogada e escritora, fala sobre a importância da língua portuguesa para as crianças das famílias brasileiras, que migraram para a Itália; e sobre o Projeto Mala de Herança ACB Mirim.

© 2020 por Associação Comunitária Brasileira Raízes do Brasil FVG - Por Natália Baraldi  |  natalia.beraldi@gmail.com